domingo, 16 de agosto de 2009

Oficina Noção de estilo e o objetivo da estilística











Oficina realizada com alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Professor Antonio Pereira. Iniciamos a oficina procurando em revistas estilos de roupas, de construções, de grupos (emos, góticos e outras tribos), de músicas e etc. Foram feitos vários comentários sobre as fotos encontradas nas revistas, o que eles usariam, vestiriam, construiriam, ouvem, a qual tribo pertencem ou tinham vontade de pertencer. Pedi que justificassem suas respostas porque eles tem muita dificuldades em justificar suas respostas. Entreguei cópias do texto de José Roberto Torero: cada um é cada um. Fizemos a leitura e nas partes de locução fizeram a dramatização de cada estilo de narração. Passamos então conversar sobre como seria o estilo adotado por cada um se fosse narrar o jogo ( para isso pedi que se agrupassem conforme seria o seu estilo, e apenas um do grupo ia falar), e o mesmo aconteceu com qual instrumento tocar, como se vestir e etc. Logo após entreguei o texto Trem de ferro de Manuel Bandeira para fazermos a leitura, depois fiz a leitura com expressividade para que percebessem o movimento, a paisagem, a velocidade, o barulho feito pela máquina. Fizemos a interpretação oral do texto e perceberam rapidamente fazendo a relação da cana com policiais, quais versos o trem perdia ou ganhava velocidade. Trabalhei com a noção de verso e estrofe, dialeto, a sonoridade expressa no poema através da repetição de sons, palavras, versos e estrofes. Em seguida entreguei cópia do texto O trem do Manuel de Almir Correia para percebessem que há um diálogo entre os dois textos pedi que fizessem comparações entre eles e dessem suas opiniões. Os alunos perceberam a intertextualidade presente entre eles. Ao final da oficina pedi que criassem poemas onde poderiam estar abusando da sonoridade nos versos. Essa oficina foi um pouco trabalhosa porque os alunos não se preocupam em justificar suas respostas e precisei cobrar deles essa justificativa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário