Oficina realizada na Escola Professor Antonio Pereira com alunos do 6º e7º ano A. Nesta oficina dividi a sala em grupos de 4 alunos, pedi que coletassem informações em forma de textos encontrados no ambiente da escola, do bairro e até mesmo da cidade. Levei-os para a sala de vídeo onde usei o data show para mostrar imagens, faixas, letreiros e placas encontrados na internet. Durante a apresentação fomos conversando sobre a construção desses tipos de textos, quais elementos verbais e não-verbais podemos encontrar neles, se a pontuação está adequada ou não. Pedi que observassem onde estes textos são encontrados, para quem é dirigido, com qual finalidade e etc.
Ao voltar à sala de aula pedi que andassem pela sala observando os cartazes e escritas encontradas em mochilas,estojos,camisetas, bonés, cadernos e deixassem registrado no quadro. Fizemos a leitura das palavras e perguntei se sabiam o que significavam. Tiramos as dúvidas usando dicionários de português e inglês. Após o intervalo trabalhei com algumas placas de trânsito encontradas nas proximidades da escola, o que elas significavam e porque estão nestes lugares. Deixei como atividade para casa uma caminhada pelos lugares em que fossem durante o fim de semana e coletassem através de desenhos as placas, faixas e letreiros para apresentação em sala de aula . Cada grupo trouxe o desenho das suas placas e letreiros encontrados que mais chamou a sua atenção. Montamos um painel que foi afixado no fundo da sala. Solicitei que falassem sobre onde e o que encontrou, qual a finalidade do texto. A aplicação desta atividade foi muito proveitosa porque a maioria dos alunos se interessaram em trazer o material pedido e capricharam nos desenhos. Lógico que tiveram desenhos mal feitos, mas fizeram. Houve a preocupação em conhecer seus significados e quais as situações onde poderiam ser encontrados. Foi muito bom trabalhar com essa oficina, pois ela envolve linguagem verbal e não-verbal que quando trabalhada no livro didático é muito abstrato para os alunos e assim é mais real para que compreendam esse conteúdo.
domingo, 26 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário