domingo, 26 de julho de 2009

OFICINA DE DESCRIÇÃO DE OBJETO







Oficina realizado com alunos do 6º e 7 º ano A da Escola Municipal Antonio Pereira.
Ao chegar à sala de aula pedi que fosse formado dois grupos que se denominaria grupo A e grupo B. Expliquei que se tratava de uma brincadeira onde tentariam descrever para o grupo contrário, sem dizer o nome, qualquer objeto. E em consenso ficou acordado que teriam 2 minutos para dar a resposta.
O primeiro grupo se reuniu no corredor e escolheu o objeto a ser descrito e o aluno representante do grupo para descrevê-lo. O representante deveria fazer a descrição física, dizer para que serve, onde é encontrado, se é grande, pequeno, se está na sala ou não e etc. Quando o grupo acertava era anotado no quadro de giz a sua pontuação. O grupo B venceu com a diferença de 2 acertos. Ao final da brincadeira propus que descrevessem um objeto dando o maior número de informações e apenas na última linha colocassem o nome do objeto descrito. Depois da escrita pedi que cada aluno lesse a sua descrição para que a sala pudesse responder qual era o objeto em questão. Quando não acertavam os alunos davam sugestões de como o colega deveria ter escrito para facilitar a identificação do objeto.
Foi uma atividade bem gostosa de trabalhar em sala de aula porque até os alunos menos interessados fizeram com empenho, fazendo questão de ler para a sala ouvir. Depois apresentei o cartaz do filme Senhor dos Anéis e pedi que observando o cartaz fizessem a descrição do mesmo para entregar na próxima aula. As descrições feitas foram estregues e a maioria estava realmente feita em forma de descrição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário