Trabalhei a oficina no 6º e7º anos A. Iniciei as atividades com o texto da atividade 2 que é a transcrição de uma conversa entre uma criança, sua avó e a babá. Fui mostrando no data show a organização das palavras na língua portuguesa. Expliquei que esse vocabulário das falas dos personagens é o resultado da linguagem que vão aprendendo no ambiente em que vivem e que vai sendo reproduzida inconscientemente e sem qualquer estudo e conforme vai usando vai aprimorando e ampliando o seu vocabulário em variadas situações sociocomunicativas. Ainda deixei bem claro que quanto mais usamos a língua mais aprendemos sobre ela. Entreguei a cada 3 alunos exercícios de lacuna para que pudessem estar completando com os verbos ter, existir, haver. Fizemos a correção no quadro de giz e quando eles respondiam e a resposta não correpondia ao contexto, eu parava e explicava porque tal resposta ficava melhor. Tive que fazê-los observar também a flexão e o tempo adequado de cada verbo. No 6º ano estava mesmo trabalhando verbos então veio bem a calhar essa oficina.
sábado, 21 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns, Delmira, pelo seu blog, por ter participado de maneira tão intensa e dedicada desse curso. Aprendi muito com você, acredite. Eterna admiração. Abraço imenso.
ResponderExcluir